EstimuLar

sábado, 22 de setembro de 2012

Como lidar com as alterações comportamentais na doença de Alzheimer:


Exemplos do que são considerados alterações de comportamento.
1-    Comportamentos agressivos físicos: como bater, chutar ou morder.
2-    Comportamento não agressivo, como andar de um lado para outro ou ficar mexendo em objetos.
3-    Agitação verbal, como praguejar ou gritar.
4-    Agitação verbal não agressiva, como a constante repetição de frases e perguntas.

Estes problemas de comportamento ocorrem em decorrência de uma discordância entre as necessidades das pessoas que sofrem de demência e a incapacidade do ambiente de conseguir satisfazê, ou seja, este comportamento pode ser um grito de socorro!!!!
Orientações de como reagir durante ou prevenir estas alterações de comportamento.
-Orientar ao cuidador a se manter calmo, usando voz segura, gentil, prudente, evitarem discutir ou buscarem o motivo da agitação.
-Aproximar se lentamente e de frente no nível dos olhos da pessoa agitada, falando o que será feito, via de regra tem um efeito tranquilizador.
-Distrair o paciente com outros estímulos, de preferência com algo prazeroso e mudar de atividade ou de ambiente.(musica, caminhada, etc)
-Já os sintomas de desorientação, mudança de ambiente, programação de atividades, sistema de alarmes eletrônicos e esquema de seguros de ação quando o paciente desaparece.
-Distúrbios do sono: manterão e regularidade de uma rotina de dormir, não deixando que o paciente se exceda na soneca, combinando com um aumento na atividade física, eliminar ou reduzir os fatores de aborrecimento que podem interromper o sono.
-Orientação para realidade com uso de calendários, sinalizar os cômodos da casa, endereço, relógios, quadro de avisos no quarto do paciente. Cuidador deve fornecer as informações sempre de forma continua clara, objetiva e contínua a cada novo contato utilizando comunicação pessoal (contato, olhar) e por meio de objetos: relógios, calendários, quadro de avisos, etc.

Referencias bibliográfica: Intervenções nas alterações comportamentais e transtorno de humor na doença de Alzheimer: MELLO.T E RODRIGUES.V: IN Reabilitação Neuropsicológica Abordagem Interdisciplinar e Modelos Conceituais na Prática Clínica Jacqueline Abrisqueta-Gomez.e Colaboradores.2012

Por: Maisa Cardoso - Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário