EstimuLar

terça-feira, 24 de maio de 2011

O que faz nossa VOZ ser grossa ( grave) ou fina ( aguda)?


A diferença entre os graves de Barry White e os agudos de Michael Jackson é a mesma que há entre um violoncelo e um cavaquinho: comprimento e espessura das cordas. Nossas cordas vocais (o termo técnico é "pregas vocais") são maiores em homens adultos do que nas mulheres adultas e crianças, o que explica a voz grossa deles e fina delas. 
A voz na infância é fina. Tanto no menino quanto na menina, apresenta as mesmas características. Já na fase adulta a voz sofre grande influência dos hormônios, diferenciando-se bem a voz do homem da voz da mulher.
Mas não é somente a anatomia que determina o tipo de voz, há fatores externos que influenciam nisso também. Quando as oscilações acústicas da puberdade já são coisas do passado, rapazes ainda afinam a voz ao abordar uma garota. Por quê? Nervosismo. Em estado de excitação, a prega vocal estica e a fala afina. Já álcool e cigarro deixam as cordas frouxas e a fala mais grave. 
Vale lembrar que a voz é um instrumento: há limites, mas com treino (ou hábito) ela pode ser afinada para soar um pouco mais grossa ou fina. A prega vocal é responsável pelo som da voz. E como é um músculo – que, como tal, é susceptível ao movimento e exercício exigidos dele –, quanto mais treinado, mais flexibilidade ele terá. Por isso, a prega vocal fica com melhor tonicidade quando é exercitada, e consequentemente a voz sofrerá alterações e teremos uma voz com melhor qualidade. Com isso a voz terá por mais tempo suas características básicas (se fina, se manterá assim por mais tempo e se grossa também).
Para maiores informações procure um FONOAUDIÓLOGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário