EstimuLar

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Como faço a higiene bucal do bebê?

Shutterstock


Os cuidados com a higiene da boca devem começar muito antes de os primeiros dentes surgirem. Nos recém-nascidos, o ideal é passar uma gaze ou fralda umedecida com água filtrada por toda a boca, limpando gengiva, bochechas e língua, para remover os resíduos do leite. No 6o mês, quando costumam aparecer os primeiros dentes, passe a usar uma dedeira. Com ela, faça movimentos suaves. O procedimento já é um treino para a escovação, que pode ser feita a partir de 1 ano, com escova de dente macia e pasta sem flúor. O cuidado com os dentes de leite é muito importante, pois são eles que guiam o nascimento saudável dos permanentes. A boa higiene bucal previne um mal conhecido como cárie de mamadeira, causada pela falta de limpeza após as mamadas (seja de leite materno ou não) ou pelo excesso de açúcar na alimentação. Esse tipo de cárie pode atacar todos os dentes da criança em apenas dois meses, provocando mau hálito e dificultando a mastigação e a fala. Fique alerta: se observar manchas brancas e opacas nos dentes, leve logo seu filho ao dentista.
PARA DEIXAR A BOCA BEM LIMPA
Arquivo pessoal CrescerDedeira Deve ser usada após o nascimento dos primeiros dentes. Com ela, massageie a gengiva e os dentes suavementeEscova de dentes Prefira as com cerdas bem macias para não machucar as gengivas, que ainda são sensíveis
Creme dental No início, a criança não sabe cuspir e engole o creme. Para essa fase, escolha uma pasta de dentes sem flúor.

Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário