EstimuLar

domingo, 3 de abril de 2011

Quando uma criança deve começar a falar?

  • Uma criança aos 12 meses usa mais a comunicação através de choro, gestos, olhar, gritos, sorriso do que a linguagem, mas já inicia a procura da comunicação através da fala e linguagem.
  • Por volta dos 2 anos já deve ser capaz de usar a comunicação para interferir no meio em que vive. Deve ter habilidades comunicativas tais como o uso de algumas palavras para pedir, mandar, nomear, negar, etc. Além disso, já deve compreender situações que envolvam linguagem e atender as solicitações daqueles que com ela interagem.
Meu filho me entende, mas não fala. O que devo fazer?
  • Não é esperado que uma criança depois dos 2 anos tenha uma defasagem grande entre a compreensão da linguagem e expressão oral. Por exemplo: entende tudo o que lhe é solicitado, mas não consegue se expressar através de palavras, ainda que use gestos para se fazer compreender. Neste caso é importante que um fonoaudiólogo avalie a criança para conhecer as causas dessa defasagem, poder orientar a família e, se necessário, interferir de forma terapêutica.
Meu filho fala errado. Será que ele vai superar isso sozinho? Até quando esperar para pedir ajuda? 
  • Às vezes por volta dos quatro anos à criança ainda troca alguns sons da fala, mas é importante avaliar se isto ocorre por uma questão de desenvolvimento ou se há algum desvio nesse processo. Um fator importante desde o início do desenvolvimento é observar a inteligibilidade da fala, por exemplo: a criança só é compreendida pela mãe, ou tem uma linguagem peculiar que persiste por algum tempo. Sendo assim é importante levar a criança para realizar uma avaliação fonoaudiológica.
  • Existem algumas etapas pelas quais as crianças passam para desenvolver suas funções orais (sucção, deglutição, respiração, mastigação e fala). Para que as funções se desenvolvam de maneira satisfatória é preciso que se respeite e estimule as etapas de desenvolvimento e evite maus hábitos orais.
    Com relação aos sons (fonemas), podemos considerar os parâmetros abaixo para estarmos atentos a eventuais alterações ou dificuldades.

    Fonema (som) Aquisição Fixação
    /p/ /b/ /m/ /n/  → 1a 6m 3a 6m
    /k/ /g/ /d/ /t/ → 2a 3a 6m
    /l`/ ň/ /f/ → 2a 3a 6m 
    /r/ /R/ /l/ /s/ /ŝ/ →3a 4a
    /z/ /v/ /ž/ → 3a 6m 4a
    /ſ/ → 3a 6m 4a 6m

    Legenda: 
  • l` = representa o som do /lh/ → paLHaço
  • ň = representa o som do /nh/ → niNHo
  • r = som do R inicial ou 2 R. → Rua, cachoRRo
  • R = som do R aspirado (final) → floR 
  • ŝ = representa o som de /x/ ou /ch/ → CHuva
  • ž = representa o som do /j/ ou /g/ com /e/ e /i/ → Gelo
  • ſ = representa o som do R  fraco → paRa, pRato
Mais uma vez, é importante lembrar que estes são parâmetros para base de estudo, mas que existem variações de criança para criança.
PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS PROCURE UM FONOAUDIÓLOGO!

O que leva os pais a procurar atendimento fonoaudiológico:
Crianças pequenas: até 6 anos (pré-escola)
    • Criança que demora a começar a falar
    • Não se comunica
    • Não faz questão de estabelecer nenhum contato com o outro
    • Só usa gestos para se comunicar
    • Só usa uma fala incompreensível
    • Troca sons da fala
    • Baba muito
    • Parece não entender a linguagem do outro
    • Parece não ouvir sons do ambiente
    • Parece não ouvir sons da fala
    • Gagueja
    • Fala “enrolado”
    • Fica rouca constantemente
    • Fala com a língua entre os dentes
    • Fica sempre de boca aberta
    • Dorme de boca aberta
    • Baba no travesseiro
    • Cospe ao falar
Crianças entre 6 e 12 anos
    • Não compreendem mensagens mais elaboradas ou implícitas
    • São muito prolixas
    • Esquecem palavras
    • Gaguejam
    • Falam pouco e buscam forma de comunicação alternativa
    • Crianças que não conseguem ser alfabetizadas
    • Trocam letras na escrita
    • Passam os problemas da fala para a escrita
    • Não conseguem ler direito
    • Não compreendem o que lêem

3 comentários:

  1. Existe uma idade certa para a criança falar?
    meu filho tem 3 anos e 6 meses,ele entende tudo,mais fala sem completar frases,fala sempre palavras soltas,e não faz questão de se comunicar na rua.precisa de acompanhamento?

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  2. Meu folho tem 1 ano e 6 meses,entende tudo, mas não fala nada.... o que se passa estou muito preocupado pois crianças da idade dele já falam quase tudo.. José..

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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