EstimuLar

terça-feira, 29 de março de 2011

Saúde Vocal







Entende-se por saúde vocal a emissão da voz limpa e clara, emitida sem esforço e agradável aos ouvintes. 
Abaixo seguem algumas normas básicas que auxiliam a preservação da saúde vocal, prevenindo o aparecimento de alterações e doenças no trato vocal. Tais normas devem ser seguidas por todos, particularmente por aqueles que utilizam mais a voz profissionalmente ou que apresentam tendência a alterações vocais.
Beber de 7 a 8 copos de água por dia, em temperatura ambiente: Uma hidratação adequada permite uma boa flexibilidade e vibração das cordas vocais, evitando o ressecar a laringe.
Evitar ambientes com ar condicionado: O ar condicionado resseca a mucosa do trato vocal. Recomenda-se a ingestão de muita água.
Mudanças bruscas de temperatura: Causam uma mudança momentânea que diminui os mecanismos de defesa do organismo, podendo levar a problemas inflamatórios.
Não gritar: No grito ocorre uma verdadeira “trombada” entre as cordas vocais, pois a velocidade da passagem do ar pode chegar a 80 km por hora na região do trato vocal.
Não Tossir: Na tosse as cordas vocais batem com força uma contra a outra.
Não pigarrear: No pigarro o movimento é de “raspar” uma prega sobre a outra. 
Não praticar exercícios físicos falando: Durante o exercício físico há uma maior tensão na região do pescoço e ombros, aumentando o atrito das cordas vocais.
Evitar bebidas alcoólicas: Além de irritação, causa anestesia da região da faringe. Esta anestesia reduz a sensibilidade, permitindo que vários abusos vocais sejam cometidos sem serem percebidos.
Não fumar: O fumo é altamente prejudicial para o trato vocal. A fumaça quente agride o sistema respiratório, trato vocal e principalmente as cordas vocais. Esta agressão pode levar a irritação, pigarro, tosse e aumento da secreção.
Evitar alimentos muito condimentados, derivados do leite e refrigerantes: Os alimentos condimentados dificultam a digestão e prejudicam a movimentação livre do diafragma (músculo da respiração). A refeição antes do uso profissional da voz deve ser tranquila, os alimentos bem mastigados irão propiciar um relaxamento da musculatura e da mandíbula. O refrigerante, por conter gases também prejudica a movimentação do diafragma. Os derivados do leite são prejudiciais porque aumentam e engrossam a saliva, dificultando a articulação.
Evitar pastilhas, balas e sprays: Tem efeito semelhante ao álcool, causando uma falsa sensação de alívio. Recomendam-se o uso de produtos naturais como mel e própolis. É melhor usar somente em casos de extrema necessidade e sob prescrição médica.

Evitar Chocolate, café e chá preto: tendem a desidratar o organismo, aumentando a acidez estomacal, o que pode causar refluxo gastroesofágico. Este refluxo pode prejudicar a movimentação adequada do diafragma (músculo da respiração) durante a fonação.
Não fale alto em ambientes ruidosos: procure chegar próximos das pessoas. Ao gritar, você machuca as pregas vocais. Se for falar para um grande público, use microfone.
Respeite suas horas de sono: Uma boa noite de sono resulta numa voz descansada e livre de tensão.
Use roupas confortáveis: Roupas que apertam a região do pescoço e do abdômen atrapalham a movimentação do diafragma causando sobrecarga vocal.
Evite sapatos de salto alto: O salto muito alto altera a postura corporal, necessária para uma respiração adequada e uma fala livre de tensão.

Articule bem ao falar. Seu interlocutor o compreenderá melhor e você poupará sua voz. 
Falar ou cantar demasiada e abusivamente causa sobrecarga vocal!
Lembre-se de que essas dicas são preventivas. Caso você apresente rouquidão, soprosidade ou perda de voz há mais de duas semanas, procure um FONOAUDIÓLOGO para uma avaliação e orientação.

Um comentário:

  1. Favor citar a fonte de parte deste texto, respeitando os direitos autorais. sabrinaleaofono.blogspot.com.br
    Muito obrigada e fice a vontade para usar o material do meu blog. Peço apenas que cite a fonte.

    ResponderExcluir